3 motivos para começar a aprender japonês

O idioma japonês está no ranking das 10 línguas mais faladas no mundo em total de falantes nativos com 128 milhões de pessoas, de acordo com a pesquisa da Ethnologue, site que analisa população mundial. Além disso, cresce cada vez mais o interesse de pessoas de outras nacionalidades em aprender japonês.

Esse interesse em aprender japonês se deve ao grande destaque cultural, tecnológico e econômico do Japão. Além do turismo, há outros bons motivos para se aprender japonês, listados a seguir pelo professor Maurício Kanno.

Cultura japonesa

Sem dúvidas, uma das coisas mais atraentes do Japão é a sua cultura extremamente rica. Doramas (séries asiáticas), animes, mangás, a música pop e os games são alguns dos elementos culturais que quebraram a fronteira do país e são consumidos diariamente por milhares de pessoas ao redor do mundo.

Essa afinidade com a cultura japonesa leva muitas pessoas a quererem aprender japonês. O estudo do idioma pode ajudar os amantes dessa cultura a entender melhor o contexto cultural e social das produções. Além disso, aprender japonês auxilia a assistir às produções culturais no seu idioma original, evitando a perda de algumas expressões e aspectos próprios da língua que fazem parte do processo de imersão na cultura e que podem se perder na tradução.

O professor Maurício Kanno destaca que a cultura tem sido fator decisivo na hora de aprender o idioma. “A maioria dos meus alunos não são de família japonesa. Eles gostam de aprender japonês porque gostam da cultura japonesa, assim como tem muita gente no Brasil que aprende inglês, espanhol, italiano, alemão sem ter famílias originadas desses países”.

Aprender japonês ajuda a se destacar profissionalmente

Outro ponto que deve ser considerado é o profissional. É nítido o quanto um idioma a mais no currículo pode ser vantajoso para a carreira. Aprender japonês pode ser um fator extremamente aproveitoso em um país como o Brasil, que possui diversas multinacionais japonesas. Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma Catho, um dos idiomas que mais têm aberto portas para os trabalhadores é o japonês.

Saber japonês pode significar uma oportunidade no mundo corporativo ou uma promoção. O idioma no currículo é um destaque, e profissionais que possuem habilidades específicas são sempre requisitados pelas empresas. Além disso, há muitas possibilidades de emprego no Japão e saber o idioma pode ser um passo a mais em direção a essas oportunidades. O professor Maurício Kanno comenta que há muitos alunos que buscam o idioma com o objetivo profissional “Seja em uma empresa multinacional no Brasil, que a pessoa queria melhorar de carreira, ou mesmo no Japão, em que a pessoa estava trabalhando em fábrica e queria aprender japonês para melhorar também a comunicação, principalmente para alçar cargos mais elevados”, destaca Kanno.

Japonês como língua de herança 

Por fim, vale ressaltar que o Brasil é o país com a maior comunidade japonesa fora do Japão. De acordo com dados do site Mundo Nipo, a população de descendentes e japoneses no país em 2019 somava mais de 1,6 milhão de pessoas. No entanto, o movimento inverso também acontece, visto que os brasileiros são o maior grupo de “não asiáticos” no Japão. É inegável a ligação entre as duas nações.

Por essa razão, muitos brasileiros possuem familiares japoneses. E este é mais um motivo pelo qual aprender japonês pode ser interessante para aqueles que possuem parentes do Japão, pois o aprendizado da língua proporciona uma conexão com a ancestralidade.

“Tem muita gente como eu que puxa pela família. Tenho meus avós paternos que vieram do Japão por volta de 1930. Essa questão sentimental e emocional conecta a pessoa ao idioma, para mim essa questão influenciou. Há muitos alunos que possuem família japonesa e trazem como língua de herança”, comenta o professor Maurício.

Por fim, vale lembrar que o  aprendizado de um novo idioma é sempre uma atividade excelente, que traz diversos benefícios neurológicos e cognitivos.

Após esses motivos, ficou evidente que aprender japonês pode ser um ótimo investimento pessoal para aqueles que gostam da cultura japonesa ou têm familiares do Japão, e profissional para os que querem alavancar sua carreira no Brasil ou aproveitar alguma oportunidade de emprego no Japão. Independente de qual for a motivação para aprender japonês, a equipe da Japonês Criativo está à disposição para ensinar o idioma com aulas divertidas e eficientes.